‘Ministério da Verdade’: sob o comando de Alexandre de Moraes, TSE inaugura centro para combate a fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a criação do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), uma iniciativa liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da instituição. O centro tem como missão principal combater a disseminação de “notícias falsas”, discursos de ódio e qualquer manifestação preconceituosa ou antidemocrática, especialmente aquelas que possam afetar o processo eleitoral. Será que temos aí o Ministério da Verdade?

A instituição do CIEDDE segue a aprovação, em 27 de fevereiro, das normas eleitorais para o pleito municipal deste ano pelo tribunal, consolidando o compromisso do TSE com a integridade do processo eleitoral. De acordo com o TSE, o objetivo do centro é fomentar a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos, e plataformas de redes sociais e de comunicação, assegurando a aderência às regras definidas pelo plenário da Corte.

O TSE planeja estender a colaboração para além do tribunal, convidando entidades fundamentais como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para assinarem Acordos de Cooperação Técnica.

Autor desta matéria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *