Kim Kataguiri topa frente ampla com Bolsonaro contra Lula

Em entrevista ao programa “BM&C Talks” da TV BM&C, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) declarou que aceitaria participar de uma frente ampla contra o presidente Lula junto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A declaração aconteceu na última terça-feira (30). Kim disse que, caso receba um convite de expoentes da direita bolsonarista para uma articulação contra o PT, ele toparia.

Entenda o contexto

A fala de Kim vai na contramão de outras lideranças do MBL (Movimento Brasil Livre), que fizeram oposição ferrenha a Bolsonaro durante seu governo. Por outro lado, a rejeição ao PT e a Lula segue unindo uma parte da direita.

Kim lembrou durante a entrevista que o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas em São Paulo. Ele elogiou a gestão e sinalizou possibilidade de aliança para 2026.

Futuro incerto para a terceira via

Parte dos eleitores que rejeitavam tanto Lula quanto Bolsonaro acabaram optando pelo voto útil no segundo turno, diante da polarização PT vs. bolsonarismo. Agora, a terceira via busca se reorganizar e reunir forças para as próximas eleições.

Nomes como Sergio Moro, João Doria e Simone Tebet não conseguiram deslanchar suas candidaturas em 2022. Caciques como o apresentador Luciano Huck também devem surgir nos próximos pleitos.

Resta saber se haveria espaço para uma chapa associando Bolsonaro e o MBL, algo impensável há alguns anos. Os desafios incluem superar divergências programáticas e ambições políticas distintas entre essas lideranças.

TCU vai auditar gastos milionários no cartão corporativo de Lula

Autor desta matéria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *