A oposição avança na articulação da CPI do Abuso de Autoridade. Até quinta-feira (18), 139 deputados já tinham assinado a favor da comissão.
A cassação do deputado federal Deltan Dallagnol impulsionou a criação da comissão. Dallagnol foi o deputado mais votado do Paraná, com 344 mil votos. A agitação entre os parlamentares é grande, afinal, muitos temem ser os próximos a ter o mandato cassado. O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) se manifestou nas redes sociais sobre o caso de Dallagnol:
“Deltan Dallagnol foi cassado por dispositivo INEXISTENTE na Lei da Ficha Limpa – portanto, ilegalmente – por ministros que já anularam processos com crimes EXISTENTES e COMPROVADOS de Lula. É um ataque à democracia e à Justiça sem precedentes. Que seja o ponto de inflexão para que voltemos às ruas para exigir respeito ao nosso voto, sagrado numa democracia, e recobrar nossas instituições, hoje dominadas e abusadas por verdadeiros tiranos que acham que podem tudo. O povo não deixará assim!”
Deltan Dallagnol foi cassado por dispositivo INEXISTENTE na Lei da Ficha Limpa – portanto, ilegalmente – por ministros que já anularam processos com crimes EXISTENTES e COMPROVADOS de Lula. É um ataque à democracia e à Justiça sem precedentes.
Que seja o ponto de inflexão para… pic.twitter.com/1YfJu9fI9z
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) May 17, 2023
O partido Novo está trabalhando nos bastidores para conquistar o apoio de parlamentares, inclusive fizeram até um abaixo-assinado pró-CPI.